O UnBChain — núcleo de blockchain da Universidade de Brasília — avança em sua missão de explorar soluções inovadoras para o futuro urbano por meio da integração entre Internet das Coisas (IoT), blockchain e políticas de sustentabilidade. A professora Claudia Jacy Barenco Abbas compartilhou recentemente reflexões sobre o papel dessas tecnologias na construção de cidades inteligentes, seguras, eficientes e transparentes.
Segundo a publicação, a convergência entre IoT e blockchain pode transformar profundamente os serviços urbanos — desde mobilidade, eficiência energética, saneamento, segurança pública até gestão de resíduos. A adoção de redes de sensores e dispositivos conectados (IoT) permite coletar dados em tempo real; enquanto a blockchain assegura a segurança, integridade, auditabilidade e descentralização dessas informações, vital para confiar nas decisões e processos urbanos.
Para o UnBChain, essas tecnologias representam não apenas inovação tecnológica, mas também um caminho para governança mais transparente, participação cidadã e sustentabilidade urbana — princípios centrais para transformar a forma como vivemos nas cidades.
A iniciativa reafirma o compromisso do núcleo com pesquisa aplicada, parcerias intersetoriais e projetos que mesclam tecnologia e impacto social, pavimentando o caminho rumo a um futuro mais inteligente e inclusivo.

