Brasília, 15 de agosto de 2025 – A MIT Digital Currency Initiative (DCI) anunciou o lançamento da DCI Global, uma rede global de pesquisa voltada para o estudo do uso de Bitcoin e stablecoins, com foco especial no Sul Global, e para o fortalecimento de capacidades tecnológicas em diferentes contextos sociais e econômicos.
A proposta da rede inclui três objetivos principais:
- Investigar o uso real dessas criptomoedas em países com mercados financeiros frágeis.
- Capacitar tecnicamente instituições parceiras em diferentes regiões.
- Co-criar aplicações e protocolos que permitam às comunidades “florescer financeiramente” — isto é, ganhar, economizar, movimentar e multiplicar recursos de forma segura e significativa, sem discriminação ou barreiras arbitrárias.
A iniciativa começa com uma disciplina colaborativa ministrada simultaneamente no MIT e na UnB no semestre de Fall 2025. O curso, que reúne turmas dos dois institutos, incluirá plano de ensino compartilhado, exercícios de programação e atendimentos (office hours) conjuntos, promovendo colaboração entre os alunos.
Além disso, os materiais didáticos serão disponibilizados gratuitamente e em código aberto, com possibilidade de reuso por outras universidades. Professores de ciência da computação interessados em ensinar a disciplina em 2026 ou além poderão assistir às aulas remotamente.
O objetivo de longo prazo da DCI Global inclui: fomentar a criação de redes de pesquisa conjuntas, intercâmbio de estudantes e pesquisadores entre as instituições, e, eventualmente, estender o modelo a outras universidades ao redor do mundo.
Vale lembrar que este movimento não está ligado à onda de iniciativas de “web3”, mas sim àquelas tecnologias com uso real e contínuo—como Bitcoin e stablecoins. O foco está em soluções com impacto, não em pilotos efêmeros baseados em tokens e publicidade.
Se você é estudante ou docente da UnB, pesquisador em áreas correlatas, ou faz parte de uma ONG ou instituição interessada no tema, confira o site da DCI para saber como se engajar nessa iniciativa que visa transformar a educação e a pesquisa sobre moedas digitais e inclusão financeira global